Casa de Cultura Mario Quintana oferece oficina gratuita de Pinhole

Publicado: 15/01/2017 | Atualização: 16/01/2017
Uma das técnicas mais antigas de fotografia está com inscrições abertasFoto: Divulgação Cultura

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), por meio do Laboratório Fotográfico, oferece gratuitamente Oficina Prática de Pinhole, técnica para montar uma máquina de fotografia. A atividade acontece nestas terça (17), quarta (18) e quinta-feira (19), das 14h às 16h, no 3º andar da CCMQ. As aulas são abertas para todas as idades, e os participantes devem levar uma lata vazia com tampa.

Ministrada pelo fotógrafo e artista plástico Amilcar Pinto, a oficina tem como objetivo abordar os conceitos básicos da técnica, a construção da câmera com objetos reciclados, fotografia e processamento químico.

As inscrições podem ser feitas pelo email laboratoriocaseiropb@gmail.com

Sobre a fotografia pinhole

Pinhole (buraco de agulha) é basicamente uma câmara escura que tem um pequeno orifício em um lado da câmara. O material sensível à luz (filme ou papel fotográfico) é colocado na câmara escura do lado oposto ao furinho, que pode ser feita em uma lata.

O tamanho da foto depende do tamanho da lata e o efeito côncavo, plano ou convexo que se vê nas fotos é devido ao formato da lata ou da caixa. Como a câmera pinhole não possui visor, não há o olhar do fotógrafo, mas o olhar do objeto sobre as coisas. O resultado são fotografias inesperadas, que apresentam áreas muito claras com pontos escurecidos que mostram a verdadeira imagem refletida dentro da câmera, invertida e negativa.

Serviço:

Dias: 17, 18 e 19 de janeiro (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: 14h às 16h

Local: Laboratório Fotográfico, no 3º andar da CCMQ, na Rua dos Andradas, nº 736

Inscrições: laboratoriocaseiropb@gmail.com

Atividade gratuita