TudoFácil lança app para comemorar 13 anos simplificando serviços aos cidadãos

Publicado: 19/12/2018 | Atualização: 20/12/2018
Usuário pode acessar em um único lugar todos serviços digitais do governo do EstadoFoto:

O App TudoFácil, lançado nesta quinta-feira (19), chegou para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Estado. Acessível e prático, o aplicativo funciona como um grande centralizador, onde a população pode acessar - em um único lugar - todos os serviços digitais da administração pública estadual, além dos que surgirem com o aperfeiçoamento da ferramenta. O app está disponível para download gratuito na loja Google Play e na Apple Store, via celular, tablet ou outras plataformas digitais.

A novidade foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), com colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) e Secretaria de Comunicação (Secom).

Menos burocracia, mais serviços

O governo do Estado está tornando mais ágil e menos burocrática a prestação de serviços à população. Para isso, o programa Facilita RS é uma política estadual implementada com a missão de desburocratizar os processos administrativos, integrar os órgãos e inovar com tecnologia. A meta é disponibilizar progressivamente plataformas digitais de autoatendimento para agilizar serviços e acabar com a necessidade de deslocamento até os órgãos.

Entre as novidades em funcionamento, estão o Pilas R$ (permite verificar e fiscalizar, em tempo real, as despesas e receitas do Executivo), o DOE Online (Diário Oficial do Estado), a Junta Comercial Digital, a Carteira Nacional de Habilitação Digital, o Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), o Aplicativo de Balneabilidade do Litoral, o Aplicativo TudoFácil, o PROA (para procedimentos internos) e o Dados RS (que permite ao cidadão acessar qualquer dado público). Tudo isso para modernizar o Rio Grande e simplificar a vida dos gaúchos.

Onde encontrar o TudoFácil

A Central de Serviços do RS - TudoFácil possui três unidades presenciais em Porto Alegre: Centro, Zona Norte e Zona Sul. Em média, são mais de 125 mil atendimentos por mês no horário de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Centro: Avenida Borges de Medeiros, 521

Zona Norte: Rua Domingos Rubbo, 51 - Bairro Cristo Redentor

Zona Sul: Rua Wenceslau Escobar, 2.666 - Bairro Tristeza

Central de Informações: (51) 3224-1924

Texto: Ascom TudoFacil e SDSTJDH
Edição: Gonçalo Valduga/Secom